Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Lopes Supermercados: uma história de sucesso pautada no comprometimento, cooperação e trabalho em equipe.


Em 1974, quatro irmãos, vindos de uma pequena cidade de Minas Gerais, construíram e iniciaram suas atividades no varejo com um armazém localizado na Avenida São Paulo, no bairro Jardim Tranquilidade, em Guarulhos, chamado “Bar e Empório São Rafael”. Nesta época, a característica mais marcante dos comércios era a proximidade com os clientes e, através do trabalho e compromisso diários, o empreendimento conquistou o sucesso na região. Iniciou-se assim o processo de expansão: adquiriram o prédio onde se localizava o empório e imóveis vizinhos para ampliação e passaram a atuar com o nome “Mercadinho São Rafael”, que, após alguns anos, passou a se chamar “Supermercados Irmãos Lopes”, marca que ficou conhecida por 20 anos.

A segunda loja foi inaugurada em 1983, no bairro São João, e, em 1988, a loja no bairro Macedo, iniciou suas atividades para os moradores da região, ambas estão localizadas em Guarulhos. Em 1993, a cidade ganhou a loja Lopes Ponte Grande e, no centro da cidade de Embu das Artes, a primeira loja fora da região de origem da empresa foi inaugurada.

Em 1994, iniciou-se o processo de mudança para nova bandeira, “Lopes Supermercados”, o que fortaleceu os planos e a ampliação da empresa nos anos que seguiram: em 1996, com a inauguração da loja Itaquera, na zona leste de São Paulo; em 1997, inauguração da loja Cocaia, em Guarulhos; em 1999 com a loja Taboão, também em Guarulhos; em 2000, com as lojas Lopes Campo Limpo, em São Paulo, e a loja Lopes Presidente Dutra, em Guarulhos; e em 2001 com a abertura da loja Lopes Emílio Ribas, em Guarulhos. Neste ponto, a rede já atuava com 11 lojas.

Nos seus 30 anos de existência, em 2004, a rede Lopes lança um novo conceito em qualidade e atendimento: a loja Empório Lopes, com 550m² e um mix de produtos da melhor qualidade, atendimento personalizado, conforto, com estacionamento próprio, entrega rápida, ar-condicionado e cafeteria.

A aquisição de duas lojas em 2007, na Avenida Marinópolis e na Rua Amélia Rodrigues, fortaleceu a atuação no bairro Presidente Dutra, em Guarulhos. Em 2008, além da reforma de algumas das lojas que possuíam o padrão de comunicação visual antigo, a empresa inaugurou mais uma loja na grande São Paulo: a loja Lopes Carapicuíba.

Em Abril de 2009, a loja Lopes Vila Augusta, em Guarulhos foi inaugurada e, em Novembro, a empresa abriu uma nova loja na cidade de Jandira, além da aquisição do Supermercado Zé B., no bairro Vila Piauí, em São Paulo. Em Maio de 2010, a empresa torna-se S/A – Sociedade Anônima, tendo a sua razão social alterada para “Supermercados Irmãos Lopes S/A”.

Em continuidade aos planos de expansão, em 2011, 6 novas lojas foram inauguradas: loja Lopes Jardim Diogo, em Guarulhos; loja Lopes Jandira Jd. Silveira, em Jandira; loja Lopes Itapevi, em Itapevi; loja Lopes Nova Granada, Lopes Jd. D’Abril e Lopes Jd. Roberto, as três na cidade de Osasco.

A inauguração da loja Lopes Barueri marcou o ano de 2012, assim como a reinauguração da loja Lopes Emílio Ribas, que proporcionou maior conforto, qualidade e atendimento aos clientes da região.

Ao longo dos anos de atuação no ramo do varejo, a rede Lopes Supermercados construiu forte marca e participação marcante com o diferencial em atendimento e qualidade de produtos. Um de seus pontos fortes é a facilidade de acesso às lojas, a característica de supermercado de bairro, de vizinhança, fortalecendo o conceito “Sempre perto de você” e, além disso, preços competitivos no mercado.

Os planos para o futuro são promissores. Com o objetivo de expandir o negócio, o Lopes Supermercados tem projetos para abertura de novas lojas e reforma das existentes para apresentar mais opções e qualidade de serviços e produtos para seus clientes, gerar empregos e desenvolvimento das regiões onde atua.

Caso queira entrar em contato com a Assessoria de Imprensa, envie e-mail para imprensa@superlopes.com.br